Minha Saga Ruiva: Henna



Fazia em torno de 4 meses que estava morrendo de vontade de usar henna em meus cabelos, e só nesse més resolvi arriscar e comprar. Mais agora vamos explicar o que é a Henna e como eu ultilizei, e é claro o resultado em meu cabelo.
Obs* Texto Grande :s



  1. O que é Henna?
USANDO A TERMINOLOGIA CORRETA:

  • - Henna: é uma tintura natural de cor avermelhada -alaranjada feita UNICAMENTE com a planta Lawsonia Inermis, suas folhas e pecíolos secos em pó. Se usa para o tratamento e tintura capilar e também em uma técnica de coloração da pele (tatuagem) chamada mehandi.
  • - Henê: é um produto cosmético para tratamento capilar usado como alisante, colorante e hidratante para cabelos cacheados, encaracolados ou crespos.
  • - Henné: é a palavra henna escrita em francês, isso em português não existe.
  • - Hennê: é um neologismo (que eu só encontrei no Amor Acobreado), mas também não existe na língua portuguesa.
Então:
HENNA NÃO É HENÊ, NÃO É HENNÊ E É CHAMADA DE HENNÉ EM FRANCÊS!


Agora que sabemos o que é o quê, vamos esclarecer os mitos e ignorância dos próprios profissionais do setor de cosmética capilar:

A henna é, antes de tudo, um tratamento capilar comumente utilizado no oriente e norte da África.

(REPETINDO: henna MESMO é SOMENTE o pó da planta Lawsonia Inermis!)
Que, além de cuidar do cabelo (dando vitaminas, regularizando o ph e selando a cutícula do fio por causa dos seus ácidos naturais), libera a sua natural pigmentação nas horas seguintes à sua diluição e preparação. Essa molécula que pigmenta, não apenas se deposita sobre o fio, mas na verdade se "engloba", literalmente, à estrutura do cabelo.
Credito: Amor Acobreado
Tabela explicativa de tons e nuances.
Coloquei esta foto antes de começar com as mudanças de cores pra explicar pra vocês uma parte do passo a passo.
 Minha base antes de aplicar a henna (claro ela sem tinta, tonalizante e tudo mais) estava na altura de um 12  O.O 
Então pra mim o que realmente incomodaria na hora de Pintar seria a raiz que tava natural (Em Torno de um 7 ou 8), então teria que descolorir ela ou pintar com uma tinta na altura do 10 ou 12 ( pois meu cabelo ainda tinha reflexos alaranjados e isso faria com que ele ficasse desigual). Então vamos la explicar o processo.
Minha Base antes de usar a Henna:

_______________________________________________

Primeiro passo:
Descolorindo a Raiz:

Pra começar comprei uma tinta baratinha mesmo 10.0 (Loiro Clarissimo) e usei uma ox que tinha de uma tintura anterior (Cor&Ton VOL 30). Apliquei somente na raiz.

Resolvi comprar a Henna de uma marca francesa (pelo menos é o que diz na embalagem).

Utilizei : 
  • Henna Cobre HimaLaya: Usei 70gr
  • Açafrão da Terra: Usei 30gr
  • Vinagre: Não lembro (foi mais por olho mesmo) 
  • Azeite: 5 colheres 
Apliquei um pouco de Hidratante sobre todo o limite de onde começa o couro cabeludo (testa, nuca e orelhas), mas se não tiver hidratante pode ser algo gorduroso que não deixe a henna estar em contato com a pele, para não manchar, tipo óleo de cocô (tem quem use margarina mesmo).

Então pedi para minha mãe aplicando a henna de trás pra frente. Fui separando mexas de cabelo de uns 2cm mais ou menos e cobrindo abundantemente com henna. Quando já tinha todo o cabelo coberto com muita henna por todas as partes, a henna ficou parecendo uma argila.
Deixei a henna no meu cabelo por cerca de 2 horas, mas tem quem deixe somente 2 ou 4 horas.
Ah! O couro cabeludo vai suar e pode escorrer henna pela nuca, então enrole algum tecido velho em volta do pescoço pra absorver e não sair pingando manchando a casa.
Credito: Amor acobreado

RETIRANDO A HENNA:
Como expliquei, a henna tem uma textura tipo argila. Então, depois de 2 horas estava um pouco dura.
  Esfreguei muito pra retirar a "farinha" da henna em pó. E foi ai que cometi um grande erro, como estava já cansada taquei shampoo no cabelo ( coisa que as meninas que usam henna aconselharam não fazer). Depois disso passei Creme de hidratação, repeti o processo 3 vezes, mas se você achar necessário, repita mais.

ATENÇÃO: não lavem o cabelo com shampoo nesse momento! Nem para retirar a henna, nem nas próximas lavagens dos 3 ou 4 dias seguintes. Pra não retirar a pigmentação da Lawsonia. Vai ajudar a fixar melhor e a oxidação terá menos interferências.
Credito: Amor acobreado

Resultado:



Só no dia seguinte tive coragem de passar prancha no cabelo para ver como avia ficado a cor.


 10 Dias depois:
10 Dias depois de aplicar a Henna.
Meu cabelo esta super brilhante e hidratado só acho que escureceu um pouco :S

Espero que tenham gostado *-*